Análise de Mercado – O Primeiro Passo Para Definir o Sucesso da sua Empresa

Um dos pontos mais importantes de um negócio é definir seu mercado,público-alvo e cliente ideal. Com isso, conseguirá entender quais mecanismos de funcionamento o mercado utiliza, que público-alvo tem lá e  qual  a dor, problema ou necessidade precisa resolver, quem é o cliente ideal que está disposto a adquirir sua solução (produto ou serviço).

 

Neste sentido, preparamos este artigo para explicar, de forma breve e objetiva, a importância de dar esses passos iniciais para alcançar o tão desejado sucesso. Então, se tem interesse no tema, continue a leitura.

Mercado, Público-Alvo e Cliente Ideal

Quando analisamos o mercado identificamos alguns atores (cliente e concorrentes), o  tamanho, se está em crescimento ou estagnado, entre outros pontos. Além disso, analisar o potencial de crescimento ajuda muito na visão de que potencial este mercado tem para os próximos anos e se vale a pena o esforço de investir e competir nele.

Outro ponto importante: ao fazer essa análise podemos conhecer nossos concorrentes, identificar quem são os diretos e indiretos, como se comportam, aprendendo com seus erros e acertos. Tenha seu concorrente como aliado, pois ele em alguns casos já passou por alguma curva de aprendizagem e isso pode te ajudar a cometer menos erros.

Quando analisamos o público-alvo buscamos saber quais seus comportamentos, onde eles estão, como se comunicam  e de que forma nossa solução pode resolver o que ele precisa. Também possibilita que tenhamos uma visão de quem neste público-alvo elegemos para direcionar nossa comunicação da solução.

Dentro do público-alvo tem o cliente ideal, que é aquele que está disposto a abrir a carteira, ou seja, comprar a solução. Quando ele está bem definido ficará mais fácil levar a mensagem (comunicação) sobre a solução de forma mais atraente, já que ele possui algum nível de consciência da sua necessidade.

Se você está em um momento em que ainda não alcançou resultados satisfatórios, na maioria dos casos, pode estar faltando uma análise destes três pontos importantes, mas não uma análise superficial e sim com dados e percepções do como eles afetam o negócio.

No empreendedorismo não precisamos ser expert em tudo, mas precisamos ao menos fazer o dever de casa. Analisar estes pontos pode te levar a iniciar de forma correta ou melhorar seus resultados. Então, já sabe: estude o mercado, identifique o seu público-alvo e defina o seu cliente ideal.

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