O empreendedorismo no Brasil vem crescendo a cada ano e, principalmente pelo quadro econômico do país e por já haver uma mudança de comportamento do brasileiro que cada vez mais almeja ter seu próprio negócio, esse número está em ascensão após a pandemia.
Porém, empreender exige muito mais do que realizar o sonho do próprio negócio. Sabemos o desafio que é empreender no Brasil, exigindo disciplina, resiliência, muita dedicação, o que muitas vezes significa abrir mão de algumas coisas. Geralmente, a que primeiro fica de lado é o cuidado com a própria saúde.
Empreendedores costumam ter o perfil workaholic, pessoas que trabalham compulsivamente. A consequência? Alimentação inadequada, poucas horas de sono, sedentarismo, sobrepeso, falta de tempo com a família, para o lazer, vida social, e as doenças que vêm com todo esse pacote: hipertensão, diabetes e as doenças mentais cada vez mais frequentes, ansiedade, depressão, Burnout, entre outros.
Comece a cuidar de si mesmo
Para sair desse ciclo vicioso você precisa fazer o básico, do contrário, o preço a ser pago pode ser alto demais. Algumas dicas que você não pode esquecer, por mais óbvio que seja:
Cuide do seu corpo
Seu corpo é a primeira empresa que você precisa gerir, se ele não funcionar bem, como você terá capacidade de trabalhar com mais eficiência? Outras atitudes importantes:
- Pratique um esporte: além de movimentar seu corpo você vai adquirir soft skills como habilidade de trabalhar em equipe, foco, atenção, resiliência, confiança;
- Beba água: nosso corpo é composto mais de 70% por água e ele precisa se manter hidratado para que a fisiologia se mantenha funcionando e, principalmente, para que nosso cérebro se mantenha saudável;
- Durma: Precisamos dormir em média 6-8h por dia. É durante o sono que fazemos consolidação cognitiva, processamos tudo que aprendemos durante o dia, desenvolvemos criatividade, inteligência, que nos propicia maior habilidade na resolução de problemas. Se você dorme pouco, você emburrece. Além disso, o sono regula todo o nosso metabolismo e aquela soneca pós-almoço (15-30 min são suficientes) está mais do que provado que é eficiente para uma melhor produtividade;
- Cuide da sua alimentação: Se você não coloca combustível adulterado no seu carro porque você insiste em colocar no seu corpo? Alimentação adequada é comida de verdade, nada de empacotados, embutidos, junk foods, busque alimentos cada vez mais frescos, principalmente se você come muito fora de casa.
Cuide da sua mente
O excesso de trabalho, a pressão por resultados, a distorção do conceito de produtividade, leva nossa mente a um estado de exaustão que pode trazer consequências drásticas. O crescimento de casos de síndrome de Burnout e a associação dessa doença com o trabalho mostra como precisamos cuidar da nossa mente. Para evitar, siga essas dicas:
- Comece o dia trazendo consciência – acorde, se perceba, mentalize o seu dia, traga uma palavra que vai te guiar, principalmente em momentos de grandes decisões;
- Faça pequenas pausas durante o seu dia para se distrair com algo que não seja relacionado ao trabalho – momentos de descompressão são bastante importantes pra te trazer uma maior clareza e racionalidade;
- Busque formas de se conectar com a natureza e, mesmo na correria do dia-a-dia, procure em algum momento se expor à luz solar;
- Medite! Respire! É preciso desacelerar – você não precisa de muito tempo. 5 min do seu dia já irá melhorar o seu estado mental.
Cuide da sua espiritualidade
Independente da sua religião, precisamos nos conectar com aquilo que traz sentido à nossa vida e que tantas vezes deixamos de lado por conta da correria, mas que nos dá clareza e discernimento nos momentos mais desafiadores, além de nos reconectar com nossa essência e nossos valores.
Valorize os momentos de lazer
Estar com a família, com os amigos, ter momentos de lazer e vida social, são necessidades básicas do ser humano. Amar e se sentir amado é desejo universal e nos enche de vitalidade para seguir no nosso objetivo.
Tenha claro que nenhum resultado vale a sua saúde. Se você não cuidar da sua qualidade de vida, em algum momento você será obrigado a parar e geralmente é da pior forma possível.
Não espere faltar saúde para cuidar da sua.
Empresas saudáveis precisam de pessoas saudáveis, desde o dono até todos os seus colaboradores. Afinal, se você não cuidar da sua saúde, como cuidará da saúde da sua empresa?
Por Manu Rios