Quero Empreender, Mas Não Sei Por Onde Começar – Qual A Estrutura Que Você Precisa Pra Começar?

Começar um negócio pode ser tanto entusiasmante quanto intimidador. Um dos fatores essenciais que determinam o sucesso de qualquer negócio é a gestão.  

 

A gestão de empresas é um processo que envolve os princípios de planejamento, organização, direção e controle, todos voltados para que as empresas atinjam suas metas e objetivos. Neste artigo discutiremos cada um dos quatro princípios.  

Organização 

Envolve o desenho de toda a estrutura da empresa, que pode ser dividida em: 

 

  1. Operação;
  2. Marketing e Vendas;
  3. Pessoas;
  4. Financeiro;
  5. Tecnologia.

 

Todas as cinco estruturas da organização possuem uma base em comum: atividades a serem executadas, recursos para realizar as atividades, pessoas para realizar as tarefas e KPIs que medem o desempenho esperado. 

Planejamento

É o processo onde determinamos os objetivos de uma organização, desenvolvemos estratégias para atingir os objetivos e alocamos recursos que possibilitarão o sucesso do planejamento. 

 

Para isso, é necessário analisar a situação atual da empresa,oportunidades e ameaças, a fim de criar um plano de ação, que começa com a organização da empresa. Lembre-se, não tem como PLANEJAR sem ORGANIZAR seu negócio antes. 

Direção

Após organizar e planejar, é necessário liderar os colaboradores na direção das metas e objetivos planejados. Isso inclui setar expectativas, ter uma comunicação efetiva sobre os papéis e responsabilidades de cada um e prover feedback constante para que seja possível realizar o plano de ação.

 

Controle

Esse é o processo onde monitoramos a performance de todas as etapas anteriores. é necessário acompanhar e comparar os resultados para que as medidas corretivas que precisam ser feitas aconteçam de forma mais ágil. 

 

Para uma gestão efetiva, é importante ter também um claro entendimento sobre o mercado em que sua empresa está inserida, bem como ter um sólido modelo de negócio que permeie os objetivos, estratégias e projeções financeiras. 

 

Uma boa comunicação, liderança forte e tomada de decisão assertiva também são componentes críticos para uma gestão de sucesso. Com a abordagem certa, seu negócio pode atingir sucesso e crescimento a longo prazo.

 

Por Brendha Naibert