Toda vez que converso sobre empreendedorismo e ouço a frase “ vai la e faz” me dá um arrepio, pois lembro como comecei no “vai lá e faz” e quase quebrei. Não dá certo, tenham certeza, pois sou um caso que conseguiu reverter o quadro complicado, mas muitos empreendedores que conhecemos não conseguem. Triste, mas uma estatística verdadeira.
Eu não usei fórmula mágica para me recuperar, só melhorei meu entendimento de como as coisas precisam funcionar e, acreditem, só fiz o básico bem feito. Na época foi de forma mais rudimentar, sem muitas ferramentas apropriadas, ou melhor, tudo em um caderno, sim, um caderno de aula.
A fórmula MEconecte
Nas minhas ideias e aprendizados anotados no caderno, tudo tinha uma separação de importância hierárquica, igual a que construímos na MEconecte:
- Organizei minha ideia em MODELO DE NEGÓCIO bem definido, com público-alvo e produto desenhado para eles. Canais de distribuição, principalmente comunicação definido para este público e que entregava a mensagem exata do valor que meu produto/serviço gerava para o cliente;
- Minha execução era através de PLANO DE AÇÃO – tendo como base o que não poderia deixar de fazer para pagar as contas, criei a ideia de gerar quantidades de equilíbrio para meu plano de ação: focava 80% do meu tempo vendendo estas quantidades, assim pagava a conta e às vezes gerava algum resultado, mas tinha um norte para seguir, não era aleatório;
- Para controlar se estava no caminho certo desenvolvi um FLUXO DE CAIXA onde minha única variável que alterava era quantidades vendidas, o resto se recalculava;
- Também era necessário analisar resultados. Para isso criei um PAINEL DE INDICADORES, simples, mas que dava a certeza de que estava no caminho ou no que precisava melhorar.
Com estas 4 ferramentas consegui seguir em frente sem muitos percalços, pois estava focado em vender execução na veia, mas, ao mesmo tempo, tinha ferramentas de controle e análise de resultados que forneciam informações para que minhas estratégias pudessem ser aperfeiçoadas, visando melhorar minha performance e resultados.
Não siga o caminho mais difícil. Ao escolher ter ferramentas adequadas e, de preferência, centralizadas em um único lugar, tenha certeza que sua jornada será menos difícil. Resumindo, só depende de você.
Agora que já conhece a nossa fórmula, que tal experimentar a plataforma MEconecte? Se você acessar agora terá acesso gratuito para testar a ferramenta e conhecer 3 modelos de negócio que podem ser aplicados na sua empresa. Aproveite esta oferta por tempo limitado. Acesse https://meconectebr.com.br/
Por Nelson Naibert