Toda vez que alguém me questiona em como começar ou melhorar um negócio, sempre recomendo desenvolver um modelo de negócio. Diante disso, muitos me perguntam o porquê. Para responder a todas essas dúvidas, preparei este artigo com um resumo sobre o tema.
O que é um modelo de negócio?
Um bom modelo de negócio cria e entrega valor para seus clientes e atrai valor para sua empresa. Pode ser utilizado tanto por quem busca abrir uma empresa, quanto por quem já possui uma e pretende melhorar o modelo utilizado. De modo geral, um modelo de negócio define:
- QUEM são os clientes;
- O QUE é a solução;
- CANAIS de comunicação;
- COMO executam as tarefas;
- PORQUE o negócio é viável.
QUEM são os clientes
Comece seu modelo de Negócio definindo Mercado e Público-alvo do negócio, identificando suas dores, problemas ou necessidades. Não cometa o erro de criar uma solução para depois encontrar o público-alvo adequado, mas sim foque sua solução para resolver um problema ou dor real do mercado. Muitos erram na base e acabam quebrando seus negócios.
O QUE é a solução
Não fale de características de produto/serviços, mas transmita o valor de sua solução ao público-alvo. É nesse momento que você define qual é a Proposta de Valor do negócio. De que forma a sua solução resolve uma dor, problema ou necessidade do cliente? Mostre valor no que faz.
Todos falam em diferencial, mas isso tem um problema, pois faz com que a maioria das empresas, ao apresentarem seus produtos/serviços, falem mais dos diferenciais do que sobre o valor que geram. Entenda: o diferencial de um produto/serviço somente será comprovado e aceito quando utilizado pelo cliente.
CANAIS de comunicação
Nos dois primeiros itens, identificamos o público-alvo e a solução adequada com sua proposta de valor para eles. Agora a tarefa é fazer a proposta de valor chegar ao público-alvo. Para isso é importante primeiro saber onde este público está, seja no físico ou no digital.
Depois, procure entender como essas pessoas preferem receber a sua comunicação. Porém, seja no início ou no decorrer do negócio, será preciso fazer muitos testes de canais de comunicação.
No entanto, tenha certeza que seu modelo de negócio só vai parar em pé se esta comunicação for muito bem desenvolvida. Caso contrário, você terá um público que, de fato, precisa da sua solução, mas não sabe que você existe.
COMO executam as tarefas
Nesta etapa, estamos falando de execução. Então, defina as principais tarefas do negócio:
- Operação – desenvolver e entregar produto;
- Marketing – comunicar e buscar potenciais clientes;
- Venda – conversão dos potenciais clientes em clientes;
- Empresa – contas a pagar e a receber.
PORQUE o negócio é viável.
O negócio é viável quando tem aderência ao mercado e público-alvo que definimos. Através da Proposta de Valor conseguimos capturar o que eles precisam e nisso transformar em vendas que, por sua vez, se tornam as receitas, muito importante para manter o negócio funcionando.
Do outro lado temos as despesas e custos que devem estar adequados às demandas do negócio. A viabilidade de um negócio é percebida quando há o equilíbrio ao confrontar as receitas menos custos/despesas. Para o sucesso de um negócio o primeiro passo é o equilíbrio e depois o crescimento e a geração de resultados.
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Por Nelson Naibert