Quero Empreender, Mas Não Sei Por Onde Começar - Encontre Uma Boa Ideia de Negócio

Uma das principais características do ser humano é ter a capacidade de idealizar coisas e a partir delas construir sonhos. Quando olho para meu início no empreendedorismo, fica claro isso: tinha a ideia de montar um negócio, naquela época não tinha a opção de ser virtual, tinha que ser físico, mesmo que fosse serviço.

Então desenvolvi algumas premissas para que minha ideia pudesse ser validada, são elas:

  1. Resolver um problema ou satisfazer uma necessidade do público-alvo;
  2. Este público-alvo não precisa ser grande, mas precisa ter a capacidade de comprar  o que desenvolvi;
  3. Ser executável, demonstrar o mínimo de capacidade de desenvolver e aplicar.

Os próximos passos

Assim pensei, como faço para organizar esta ideia para testar? Como resposta, rascunhei um outro esboço que me ajudou a concluir as seguintes etapas:

  • analisei o mercado onde estava o meu público-alvo;
  • identifiquei “para quem” criaria a solução;
  • entendi o básico do que precisavam;
  • verifiquei onde eles estavam, pois lembre-se tudo era no físico;
  • analisei qual a fatia de mercado que o meu público representava; e finalmente,
  • encaixei minha solução para atendê-los.

Este olhar me permitiu aperfeiçoar a solução à medida que ia colocando no mercado, pois  aqui vai uma dica muito importante, a curva de amadurecimento/aprendizado de melhoria de um produto, sempre vem do mercado.

Assim fui aperfeiçoando a minha ideia do ponto de vista do produto, pois estava com meu público-alvo bem definido e que precisava da minha solução. 

O mercado precisa da sua solução?

Outra dica que não pode faltar ao pensar na sua ideia de negócio: crie algo que o mercado precise, não desenvolva nada sem olhar quem precisa da solução, pois tendemos a criar  ideias  primeiro focadas na solução e depois buscar o mercado.

Este erro já acabou com produtos bem desenvolvidos, mas que na realidade não tinham mercado consumidor ou até mesmo o mercado era tão pequeno que não valia a pena montar um negócio.

Esta pequena jornada de ideação é desenvolvida para responder uma pergunta: minha ideia é viável? Se a resposta for sim, já sabe: mãos à obra. Quer ter sucesso com sua ideia, foque em um problema de mercado e construa a melhor solução para ele. 

Esse foi o primeiro da série de artigos QUERO EMPREENDER que tem como objetivo ajudar você, potencial empreendedor, a iniciar o seu negócio da forma certa. A MEconecte foi criada para ajudá-lo na sua jornada, contribuindo para o seu sucesso e evitando o seu fracasso.

Por Nelson Naibert