Chegou o momento em que as empresas precisam prestar contas ao fisco sobre suas atividades econômicas e fiscais do trimestre: estou falando da entrega das declarações de IRPJ e CSLL.
Atenção redobrada
Neste período é de suma importância que o empreendedor esteja atento aos prazos de entrega das informações. Para isso, sempre consulte no site da Receita Federal, não fique somente em sites privados, pois a perda do prazo acarreta em muita dor de cabeça desnecessária e prejuízo financeiro.
Também esteja conectado ao seu prestador de serviços contábeis, pois em muitos casos há necessidade de complemento de informações para fechamento adequado da declaração. Vejo muitos empreendedores que descobriram que erraram em formar seu preço ou até mesmo em apurar seu resultado, pois não deram a devida importância na hora de compor o preço.
Não adianta reclamar da carga tributária, pois sendo alta ou baixa, as regras são claras e empreender no Brasil é assim.
Não caia na malha fina
Neste momento, é super importante revisar a declaração e ater-se aos seus direitos e deveres. Digo isso porque muitas empresas caem na malha fina por erros básicos de alocação de despesas ou custos, que na legislação são impedidos, mesmo assim lançam.
Outro ponto importante: não adianta tentar muitos malabarismos. Atualmente, com as informações 100% digitais, a Receita Federal quase que tem sua declaração pronta. Sempre falo para os clientes que não paguem mais nem menos, paguem o justo.
Para que vocês não cometam os erros clássicos, seguem algumas dicas:
- Envie todas as informações solicitadas pela contabilidade, em prazo hábil para processar;
- Fique atento aos valores apurados, pois se eles estiverem muito longe do que estimou, seu resultado vai diminuir e, às vezes, gerar prejuízo. Questione com embasamento;
- Não ache que a fiscalização vai deixar passar qualquer malabarismo. Em determinado momento ela vai te questionar. As multas são altas e afeta o resultado;
- Tenha um alerta no computador ou celular para o final do prazo e cobre o recibo de entrega da declaração.
Caso tudo que planejou não aconteceu e você tenha que pagar valores maiores que o previsto, refaça urgentemente seu planejamento tributário. Caso contrário, vai gerar perda ou prejuízo no momento da declaração.
Lembre-se: Você é o único responsável pelos atos fiscais e contábeis, mesmo que quem processe os dados seja um prestador de serviço. Então, neste período, assuma esta responsabilidade e não seja negligente, pois nada adianta colocar a culpa nos outros, o fisco não se importa com isso.
Esse conteúdo te ajudou? Conta aqui nos comentários e vamo que vamo!