Controle Financeiro – Faça o Básico

Existe muita literatura e informação sobre controle financeiro nos negócios, mas sempre me pergunto: no início precisa de tanto? O que o empreendedor precisa para ter bons resultados? Um plano de ação de venda que, para que a empresa não quebre, precisa ser pautado por uma determinada quantidade de equilíbrio.

Além disso, o controle financeiro não pode tomar todo seu tempo, mas precisa que você esteja atento, pois a partir dele você pode sentir a temperatura do negócio e até mesmo mudar a estratégia do plano de ação.

Os pilares do controle financeiro

No início de qualquer negócio o  foco é venda. Dito isso, precisamos entender quais são as variáveis que modificam seus resultados. O controle financeiro através de fluxo de caixa tem três contas:

  • Receita: preço x quantidade;
  • Custos/despesas: aquilo que é preciso para o negócio funcionar.
    1. Aqui deve constar a retirada mínima para o  empreendedor, pois precisamos ter o mínimo para subsistência, senão, a falta de dinheiro afeta o lado  emocional e prejudica o negócio. Estipule um valor que ajude nas despesas do dia a dia;
  • Tributação: é intrínseco a sua atividade. Aqui não adianta tentar criar malabarismo, o que for definido na legislação tem que ser cumprido, gostemos ou não.

A conta é simples no início,  “receita – custo – tributação = resultado” , isso é muito básico, sim, mas isso é que vai te dar o controle da operação no início. Não adianta criar um fluxo de caixa com hierarquia de custos e despesas, se não há o entendimento correto do que elas representam.

Faça o simples

No que diz respeito às receitas, requerem um pouco de sensibilidade ao preço. Porém, hoje posso olhar para o mercado e ver que preço o consumidor esta disposto a pagar para o valor que eu entrego.

Claro que existem várias formas de precificar, mas a que mais vai te ajudar será aquela que o mercado aceita. As quantidades são aquelas que inicialmente possibilitam ao negócio pagar as contas, ou seja, quanto preciso vender mensalmente para cobrir o custo da operação. Veja um exemplo:

  • Custo/despesa: operação mensal (já com meu pró-labore) – R$ 1.000,00
  • Preço: O preço do produto ou serviço – R$ 40,00
  • Quantidade de equilíbrio: para custear a operação será preciso vender 25 unidades de produto ou serviços por mês.
    1. Temos que ter atenção, caso o valor vendido seja parcelado, pois as quantidades de equilíbrio se modificam.

Este é o controle que você precisa fazer do ponto de vista financeiro para iniciar ou tocar um negócio nos primeiros anos. Claro que, conforme o negócio prospere e cresça, você precisa sofisticar isso, mas caso não queira ter o entendimento de todas as variáveis, conte com o suporte de ferramentas que automatizam a sua gestão.  Clique aqui e conheça uma das melhores plataformas do mercado.

 

Por Nelson Naibert