Umas das questões mais debatidas entre os empreendedores é a criação de metas, uns sugerem arrojadas, outros mais moderadas e muitos que devem ser do tamanho do seu sonho. Não vejo erro em suas percepções, mas uma boa meta deve gerenciar expectativas e realidade, se for diferente vira frustração.
Traçar metas precisa de uma dosagem de realidade bem significativa, pois vários fatores contribuem para isso. Para trazermos um pouco mais de realidade às metas, proponho olharmos a construção do instrumento que vai executar ela, pois só criar metas não nos leva a lugar algum. Este instrumento é o PLANO DE AÇÃO.
Plano de Ação é execução na veia
Qual a grande meta dos empreendedores que estão no primeiro e segundo ano de vida? Sobreviver! Então, se o objetivo é sobreviver, qual a meta? Equilíbrio, ou seja, o que entrar de receita (venda) paga os custos (operacionais), simples assim.
Então se nossa grande meta é equilíbrio, nosso PLANO DE AÇÃO deve conter três grandes componentes:
- Preciso saber quais as QUANTIDADES de cada produto/serviço, a determinado preço, preciso vender para pagar as contas;
- Definida as quantidades, qual a melhor ESTRATÉGIA para chegar no meu público-alvo para comunicar e posteriormente vender. Preciso saber onde estão e como gostam de receber a mensagem, ou seja, qual canal de comunicação é adequado;
- Cumprindo bem a estratégia de comunicação, vem a parte mais delicada: VENDA e transforme o público-alvo em cliente. A CONVERSÃO precisa estar muito alinhada com o valor que o produto/serviço gera ao cliente e, sim, precisa de técnica de venda. Porém, a melhor técnica de venda é o seu conhecimento sobre os benefícios que seu produto/serviço geram aos clientes, ou melhor, qual problema ele resolve.
Tenha em mente que no início ou no decorrer dos próximos anos, seu objetivo será vender, conquistar mercado e aprender com ele para melhorar produto/serviço e processo, pagar as contas e gerar pequenos resultados, sempre visando o crescimento.
DICA BÔNUS: Sua meta principal será equilibrar as contas. Então, tenha um PLANO DE AÇÃO simples e use 80% do seu tempo para vender. Com essa fórmula dificilmente vocês não alcançarão o sucesso.
Por Nelson Naibert