Dados – O petróleo moderno!

Olá, caro empreendedor, meu nome é Cesar Guandalin e faço parte do time da MEconecte naquilo que se refere a prospecção, análise e organização de dados. Sem mais delongas, vamos ao que realmente interessa: petróleo!

Petróleo?! Como assim petróleo? Bom, perdoe-me pela minha eloquência exagerada, caro leitor, mas o que quero dizer é que dados são o petróleo moderno.

Tem menos valor bruto, mas quando refinados podem representar bilhões ou até trilhões de dólares. Nomes como Amazon, Google, Facebook e Instagram têm uma grande fundamentação na análise de dados para alavancagem de seus negócios!

O que são dados?

São aqueles cubinhos com pontinhos pretos em cada face? Também! Mas dados, para fins deste texto, são pedacinhos de informações que, quando unidos corretamente, podem gerar informações úteis, completas ou relevantes.

Por exemplo, é comum que haja cadastros de clientes na maioria das empresas. Esses cadastros, por sua vez, mantêm o endereço dos clientes. Porém, qual a relevância disso? Saber o endereço de um cliente de forma isolada não é lá muito valioso na maioria das vezes.

Contudo, se estivermos falando de um conjunto de clientes, isso pode fazer bastante sentido! Veja: se você tem uma noção de onde seus clientes moram, você pode modificar a operação de sua empresa com a finalidade de melhor atendê-los!

O caso da pizzaria

Vamos a um exemplo para ficar mais claro! Imaginemos que somos donos de uma pizzaria na cidade de São Paulo que só trabalha com delivery.

Depois de alguns meses bem-sucedidos de operação, com a intenção de reduzir o valor de frete para o cliente e ampliar a área geográfica de atendimento, nós decidimos mudar as caixas dos motoboys para que comportassem mais pizzas do que o normal a fim de que eles consigam entregar mais pizzas na mesma viagem.

Porém, após essa mudança, notamos que nossas avaliações caíram de forma significativa ou que houve reclamações! Não mudamos o produto nem a qualidade do serviço prestado. A única alteração foram as caixas, mas como isso teria sido responsável pela pior avaliação do cliente?

Ao cruzarmos o cadastro de endereços com as reclamações foi possível entender que os clientes que estavam reclamando eram os clientes que ficavam no final da rota de entrega. Ou seja, nossas pizzas possivelmente chegavam frias!

No entanto, isso não acontecia quando havia menos produtos para serem entregues na rota! Esse processo foi o refino do nosso petróleo!

Use os dados a seu favor

Analisamos dados para chegar a uma informação útil para tomada de decisão. Agora podemos decidir qual caminho tomar para melhor atender nossos clientes amparados sobre fatos e não simplesmente especulações.

Embora tenha trazido um exemplo bastante simplório, o importante é entender a essência. Muitas empresas, principalmente pequenas e médias, coletam muitos dados sobre suas operações, mas não os usam!

“Não tenho como pagar alguém”, “não tenho dinheiro ou tempo para isso”, “aplicar soluções de análise de dados é caro”. Em alguns casos isso pode ser verdade sim, pois nem toda análise de dados retorna o valor investido, mas com certeza existe uma solução adequada e do tamanho certo para o bolso de cada empreendedor brasileiro!

Na nossa pizzaria, por exemplo, seria necessário apenas alguém com conhecimentos muito básico sobre o assunto, uma planilha e a vontade de entender o que está acontecendo com o seu negócio.

É provável que um jovem empreendedor tenha pouquíssimo tempo para viver sua vida pessoal e quem dirá pensar em análise de dados para o seu negócio.

Contudo, num mundo em que as pessoas têm cada vez menos tempo, soluções capazes de ganhar mais tempo precisam ser sempre bem-vindas e apreciadas de forma adequada. E é aí que a MEconecte entra. Acesse e entenda https://meconectebr.com.br/

Por Cesar Guandalin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.